Cinco roteiros para viajar de carro

Viajar de carro é uma daquelas experiências inesquecíveis e claro, incríveis. Seja com a família, com amigos ou até mesmo sozinho, viajar de carro te proporciona momentos únicos. Você pode parar para apreciar as cidades pelo caminho, descansar, conhecer novos lugares e renovar as energias.

l

Cada região do país possui inúmeras opções para você conhecer enquanto está viajando de carro. Caso a viajem seja um pouco mais longa, também tem a opção de alugar um carro e sair se aventurando por ai.

Agora, se você quer sair por ai de carro e aproveitar para conhecer as regiões do Brasil, confira a seguir uma lista com os 5 melhores roteiros de viajem para viajar de carro:

Leia também: As melhores ilhas para se viajar no Brasil 

Estrada Real

É formada por caminhos históricos que datam do século 17 e foram criados visando transportar a produção de ouro e diamantes de Minas Gerais até Paraty e ao Rio de Janeiro. O trajeto tem mais de 1,6 mil quilômetros que valem a pena ser percorridos – mas, caso prefira um trajeto mais curto, é possível optar por percorrer apenas os 515 quilômetros do chamado Caminho Novo que, como o próprio nome diz, é a parte mais nova. No caminho, prepare-se para encontrar túneis, chafarizes e fazendas que irão transportar você para o século 18.

2. Serra Gaúcha

Um roteiro ideal para o inverno, em que será possível aproveitar o clima frio do sul do país para conhecer um pouco das belezas da serra gaúcha. Vale a pena passar pela rota do vinho, onde é possível experimentar algumas das bebidas produzidas na região e há também diversos locais dedicados ao ecoturismo pelo caminho.

3. Transpantaneira (MT-060)

Nessa viagem de 145 quilômetros, o ideal é usar um veículo 4×4, já que se trata de um safári em meio ao pântano. O trajeto deve ser feito durante o dia e é recomendado apenas para os mais aventureiros. O melhor é conhecer a região na época da seca, entre os meses de junho e outubro. Um dos pontos interessante do trajeto é aproveitar para conhecer as suas 125 pontes de madeira que estão localizadas sobre rios e áreas alagáveis – o que faz com que seja a estrada com mais pontes em todo o muno.

4. Nordeste

Uma viagem de 1.682 quilômetros por todo o litoral nordestino é o sonho de qualquer viajante. No caminho, será a oportunidade para conhecer um pouquinho destas praias que estão entre as mais lindas do mundo. As paisagens são de tirar o fôlego e farão com que a viagem pareça bem menor do que realmente é.

5. Rio-Santos

Um daqueles passeios que precisa ser feito ao menos uma vez na vida. Afinal, está é considerada uma das estradas mais bonitas do Brasil e vai permitir que você curta a paisagem única da Serra do Mar, passando por praias belíssimas no caminho.

Confira também um roteiro de viajem para regiões:

Sul

Uma viagem de carro pela região é uma ótima maneira de viver a cultura e o clima da Europa. A rota romântica é um roteiro que inclui locais como Gramado e Canela, além de Nova Petrópolis, São Leopoldo e Novo Hamburgo. Aproveite as pausas nas cidades para experiementar festas típicas, admirar a paisagem e se aventurar, pois a região é repleta de opções para ecoturismo.

 Sudeste

Seguir de São Paulo para o Rio de Janeiro pela estrada Rio-Santos é uma ideia para quem é fã de praia. São várias espalhadas pelo caminho, algumas movimentadas e outras bem tranquilas. O legal é fazer o percurso sem pressa e parar na praia que chamar a sua atenção. Procure a baixa temporada, pois será mais fácil chegar a um local e logo conseguir uma pousada para se hospedar, mesmo sem reserva. Se estiver em Belo Horizonte, estique até Brumadinho, cidade a 60 km da capital mineira. Lá fica o maior museu de arte contemporânea a céu aberto do mundo, o Instituto Inhotim. A mistura de arte com natureza vale a viagem.

Centro-Oeste

Viaje de Brasília para a Chapada dos Veadeiros. A capital do Brasil dispensa apresentações. A 230 km fica a Chapada dos Veadeiros, um dos principais destino de turistas no estado de Goiás. O local tem cachoeiras, piscinas naturais e muitas trilhas. Quem sabe você não se arrisca em sua primeira aventura por lá?

Norte

Tem onda, correnteza e areia. Mas quem está acostumado a praia vai sentir falta daquele cheiro de mar. Assim é Mosqueiro, ilha fluvial a 70 km de Belém com 17 km de praias de água doce. Vale a viagem da capital do Pará até a cidadezinha.

Nordeste

Sol e praia o ano inteiro. Se é isso que faz seus olhos brilharem, embarque para o Nordeste. E com as viagens de carro é possível conhecer mais de um estado de uma vez só. O caminho de João Pessoa para Natal é uma estrada bem conversada e praticamente sem curvas. O percurso total é feito em três horas, em média. Mas você pode parar pelo meio do caminho. Pertinho de João Pessoa há praias calmas e bem bonitas, como Lucena. E já pertinho da capital do Rio Grande do Norte, você pode parar e conhecer a famosa praia da Pipa.

O percurso de Maceió a Maragoggi também reserva belas paisagens, e a viagem de carro pela AL-101 dura uma hora e meia. Aproveite bem os dois lugares! Perto de Maceió há Pajuçara, Ponta Verde, Jatiúca e as piscinas naturais de Paripueira. Já Maragoggi também tem piscinas naturais e as praias de Barra Grande, Ponta do Mangue e Burgalhau.

Comments 1

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *