Os melhores lugares para se visitar na Bahia

Lugar de exuberantes paisagens. Com imensa variedade de cores, flores, fragrâncias, formas, sotaques, religiosidades e suingues. Essa é a Bahia, terra do sol. Escolher entre uma de suas belezas naturais é uma tarefa difícil tendo em vista à belíssima costa litorânea com toda sua exuberância.

Contrariando as pseudoideias dos que pensam que o Nordeste é só Caatinga, este recanto nordestino mostra toda sua beleza esculpida em belas praias, casarios, obras arquitetônicas, igrejas, monumentos e estatuas. Cenários deslumbrantes e convidativos para diversas aventuras.

Pensando em quem deseja incluir em seu roteiro turístico uma passada pelo estado da Bahia que inclua desde ambientes naturais a construções históricas e artesanato típico das cidades do interior listamos 5 lugares que não podem ficar de fora da sua lista nessas férias

Melhores destinos naturalísticos da Bahia

Costa do Dendê – Classificada como um dos principais pontos turísticos do estado, a Costa do Dendê situada entre a foz do Rio Jaguaripe e a Baía de Camumu, possui 115 km de litoral entre alguns municípios do estado, como Morro de São Paulo, Boipeba, Maraú, entre outros. É um verdadeiro mosaico de praias intocadas de águas claras e quentes, baías, manguezais, costões rochosos, restingas, nascentes, lagoas, rios, cachoeiras e estuários.

Oferecendo aos seus turistas e visitantes muita diversão e visuais maravilhosos. Para quem gosta de esportes radicais, o melhor destino são as cachoeiras, picos para a prática do esporte. Em um local repleto de belezas, destacam-se as árvores de dendê, tempero tradicional da culinária baiana, que completam o cenário dos sonhos.

Valença – conta com praias afastadas a exemplo da praia de Guaibim a 19 quilômetros e a 22 quilômetros a deserta Ponta do Curral. Considerada uma praia paradisíaca, suas areias claras e finas, águas mornas e vista para o farol de Morro de São Paulo a torna um cobiçado destino para os amantes de paisagens emolduradas pela Mata Atlântica.

Chapada da Diamantina – Um dos lugares mais fabulosos do país, o Parque Nacional da Chapada Diamantina, localizado nos municípios de Andaraí, Lençóis, Mucugê e Palmeiras é um dos parques naturais mais encantadores do país. A Chapada tem atrativos para todos os gostos, que conta com uma Mata Atlântica vasta, planícies e belos campos floridos, que dividem as atenções com exemplares de caatinga e cerrado.

Tire sua duvida: Qual é melhor Hotel ou Pousada 

No cenário da Chapada Diamantina você encontrará paredões enormes, grutas, canyons, desfiladeiros, cavernas, cachoeiras e rios, uma beleza rara, muitas vezes indescritível. Uma das atrações mais procuradas da região são o Poço Azul e Encantado.

Onde é possível flutuar nas águas intensamente azuis e transparentes do lago translúcido. Outros pontos que vale a pena conhecer é a Cachoeira da Fumaça, a maior cachoeira do país, com queda d’água de 380 metros de altura; e o Vale do Capão, em Palmeiras, um dos destinos quase obrigatórios dos visitantes da Chapada Diamantina.

Santa Cruz Cabrália – Parte da chamada Costa do Descobrimento, a cidade ao sul da Bahia está a 20 km de Porto Seguro tem muito a oferecer aos turistas.

Além do cenário da primeira missa rezada no Brasil, em 1500, onde uma cruz simbólica demarca o local na praia de Coroa Vermelha, tem paisagens típicas do Sul da Bahia e da Costa do Descobrimento, emolduradas por um mar de águas cristalinas protegidas por recifes e vegetação de mata Atlântica. As praias quase desertas atraem turistas que buscam tranquilidade. Em Coroa Vermelha também se encontra parte da cultura indígena no artesanato.

Porto Seguro – Fundada em 1534, no extremo sul da Bahia, a cidade conta com um amplo litoral, que possui em torno de 85 km de praias. Além de ser um dos pontos turísticos mais importantes do estado, Porto Seguro está no topo dos locais mais procurados no país todo. Entre as praias mais famosas da região, destacam-se Arraial D’Ajuda, Praia do Espelho e Trancoso.

Porém a Bahia não é só Praia. Vale a apena conhecer!

  • Forte de Santo Antônio da Barra e Museu Náutico
  • Palácio Rio Branco
  • Elevador Lacerda
  • Catedral de São Sebastião

Seja qual for o destino a Bahia vai te encantar Afinal de contas, a Bahia é a síntese do sossego, da bela combinação de ondas se quebrando na areia, das belezas culturais e da ótima receptividade de seu povo. O visual impressiona os que a visitam.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *