5 Motivos para visitar Ouro Preto

A primeira cidade brasileira a ser declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 1980 a pequena Ouro Preto é a cidade mais famosa de Minas Gerais, e isso se deve primordialmente à sua história e à sua arquitetura barroca l.

A história do lugar é um pouco da nossa própria história. Palco de ocorridos importantes na história que até hoje estampam matéria em estabelecimentos educacionais narra momentos cujas punições para os traidores da Coroa Portuguesa eram tratadas severamente. Uma visita ao Museu da Inconfidência evidencia bem isso.

Destino de milhares de turistas

Hoje em dia, Ouro Preto é uma das cidades Brasileiras consideradas mais influentes historicamente e anualmente recebe milhares de turistas que buscam conhecer suas expressões artísticas, históricas e patrimônios arquitetônicos. Atendendo as expectativas dos admiradores de aventuras, turismo ecológico e cultural um passeio mais físico às minas da cidade garantem o desafio. São 8km² e mais de 175 galerias. A Mina do Chico Rei é uma excelente opção grande parte do trajeto é iluminado, mas para os mais aventureiros, possui um trecho sem iluminação.

Seu jeitinho de cidade antiga, com bela arquitetura e ladeiras cheias de histórias encantam os visitantes.

Mas não é só isso. Ouro Preto te oferece além de todo esse possui valor histórico imensurável, uma boa comida mineira, o imperdível carnaval e as incríveis igrejas no estilo Barroco. Então, vamos lá, fazer a mala!

Respirando Arte!

Pensando em lhe ajudar na elaboração do seu roteiro turístico listamos alguns motivos para você incluir Ouro Preto na lista das suas próximas férias.

  • Grandes festas e musicais. Até mesmo um simples passeio nas ruas dessa maravilhosa cidade alegrará o seu dia, cotidianamente você irá deparar-se com artistas da música ou teatrais, pintores, improvisadores e muito mais compartilhando seus talentos com o público ao ar livre.
  • Carnaval Contagiante. O carnaval de Ouro Preto é sem dúvida inesquecível, quem vem conhecer pela primeira vez facilmente torna-se presença confirmada no próximo ano. A cidade fica cheia de visitantes e as moradias coletivas se preparam para sua chegada. Venha conferir e curtir uma das festas mais animadas e esperadas do Brasil!!
  • Museus. Para quem se interessa por história e curte um ambiente que além de calmo agregue conhecimento, cultura e história podem escolher entre os diversos museus dos mais variados temas espalhados pela cidade como o Museu da Casa dos Contos, Museu Aleijadinho, Museu da Escola de Minas, Museu da Inconfidência, entre outras opções.
  • Clima Aconchegante. Não é a toa que Ouro Preto é considerado a Inglaterra brasileira, o clima do inverno é incomparavelmente romântico. Fantasie seu amor e você contemplando a linda arquitetura da cidade e terminando o passeio com um chocolate quente ou tomando uma taça de um bom vinho. Sensacionall!
  • Igrejas. Essa colonial cidade é também procurada por ter em sua arquitetura uma quantidade considerável de igrejas, isso porque antigamente elas eram usadas para arrecadar contribuições especificamente financeiras naquele período. Quanto mais igrejas mais dinheiro para o soberano, além de naquela época haver um preconceito maior sobre as classes sociais e por este motivo elas não se misturavam e assim cada qual tinha a sua de acordo com sua classe, a exemplo de, a igreja da classe dos trabalhadores (artesãos, marceneiros, etc), igreja dos negros escravos e assim por diante. Venha e aproveite o que nossa cidade tem de melhor!! Entre as igrejas mais visitadas estão a de São Francisco de Assis, uma das principais obras de Aleijadinho no Brasil, a Matriz do Pilar, a mais rica da cidade, ornamentada com mais de 400 quilos de ouro e a de Nossa Senhora do Rosário, toda construída com o ouro coletado por Chico Rei.

Leia também: 6 Dicas para aproveitar melhor sua viagem 

Ouro Preto respira arte o tempo todo.

O local é verdadeiramente digno de uma parada obrigatória. Ao menos uma vez na vida você precisa ir a Ouro Preto!

Opção de lazer não falta difícil é escolher em meio a tantas variedades. Festivais e manifestações culturais populares, museus, passeios ecológicos, arquitetura exuberante, Minas antigas e desativadas, passeio de Maria Fumaça até a vizinha Mariana, personagens peculiares e causos de assombração, religiosidade, comida e hospitalidade mineira são atrativos que fazem de Ouro Preto uma cidade atraente e convidativa a uma temporada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *